quarta-feira, 2 de maio de 2007

Casa do Carujeiro

CASA DO CARUJEIRO
A Casa do Carujeiro fica situada na aldeia de Miomães, no meio de uma Quinta de grande extensão, sendo esta rodeada por outras quintas de importância para a região.
O nome Carujeiro é proveniente do substantivo “Carujo” que significa orvalho, nevoeiro. No entanto, é também habitual ouvir-se dizer que “habitam lá corujas”.
Esta foi mandada construir à alguns séculos atrás, por Columbano Pinto do Couto que segundo dizem, foi vice-rei da Índia durante o século XVI. Foram mais tarde habitantes desta casa, Simão da Costa Coutinho e sua filha D. Maria da Costa Coutinho, no século XVII. Viveu ainda nesta casa D. Anastácia Augusta Pinto Machado. Actualmente é propriedade do Dr. António Maria Pinheiro Torres, que reside na cidade do Porto.
A Casa do Carujeiro possui um brasão artístico com as armas do fundador, que se pode encontrar por cima de um portão heráldico e armoriado, que data dos princípios do século XVIII, com as armas dos Pintos e Coutos.
No seu interior, podem ver-se um claustro com uma colunata, e várias salas sendo uma destas de enorme beleza que se destaca pelo seu tecto construído em madeira antiga. Podemos ainda admirar no seu interior um belíssimo relógio de sol.
Dada a sua beleza e riqueza esta casa passou a ser aproveitada com o objectivo de promover o turismo rural, nesta região.

Nenhum comentário: